Francisco Seibel

    Francisco Seibel nasceu a 8 de julho de 1910 na antiga Vila de Laranja da Terra, tornou-se popularmente conhecido na região como Franz Seibel, nome que adotou e com o qual assinava as suas fotografias. Seu interesse pela fotografia se deu principalmente por este apresentar um perfil marcado por um espírito inventivo e curioso, que o fazia se dedicar a criações diversas que passavam pela marcenaria, relojoaria, eletrônica, e, também, entravam no campo da fotografia, criando, entre outros objetos, câmeras, equipamentos de laboratório fotográfico e disparadores automáticos de câmeras fotográficas.

 

    Exerceu a profissão de fotógrafo até os 65 anos, e foi responsável pela formação de vários fotógrafos na região. Foi a chegada da idade, que já não o permitia movimentar-se e realizar suas longas viagens de trabalho, que o fez parar de exercer sua profissão de fotógrafo, passando então a se dedicar ao ofício de conserto dos tradicionais relógios de paredes e rádios. Veio a falecer, de morte natural, em 22 de setembro de 1997, com 87 anos.

 

    Sua atividade como fotógrafo tem como particularidade o fato de ter sido desenvolvida em um espaço com característica eminentemente rural e ter grande parte da sua produção fotográfica constituída a partir de uma câmera de médio e grande formato que utilizava negativos de chapas de vidro no formato 12 x 9 cm